” Enquanto apontas um dedo para alguém há três apontando para ti “
Ao teu olhar, é um tema bastante falado nas televisões, nos cafés, nas paragens de autocarros e até nos intervalos do trabalho.
Será que merecemos ser julgadas ? Será que nos devemos de importar com os julgamentos da sociedade?
Porque é que nos importamos com os julgamentos das outras pessoas? Se também julgamos o próximo! Somos uma sociedade doente, capaz de adoecer o próximo por estarmos doentes da alma ? Começo a me aperceber que somos muito parecidos com o Covid-19. Como assim?
O Covid-19 é uma doença que é transmitida pela boca, por isso usamos máscara para não contaminar. Porque é que não fazemos o mesmo com os nossos julgamentos ? Em vez de usarmos máscara , ficamos quietos ou calados. A vida de cada um a si pertence. Ela é que sabe o fardo e as dores que teve que aguentar para chegar onde chegou, qual o mal de ela viver a vida como quer?
Quem nos deu o poder de julgar ? Ninguém.
Hoje és aquele/a que aponta o dedo, amanhã és tu que estás sentado/a no banco dos réus. Por isso minha querida amiga, meu querido amigo, vamos tentar compreender mais o próximo especialmente a nós, sim a nós. Cabe-me a mim e a ti olhar para dentro, e perceber quais são as nossas crenças, medos, valores, a educação que nos foi dada e os exemplos que nos foram incutidos.
Quando te olhas ao espelho, é essa pessoa que amas? É essa a imagem que queres ver? Que gostavas de deixar na memória das pessoas?
Amor, Memórias Felizes, Bons Exemplos e uma Boa Educação ( no caso de filhos ) é a melhor herança que podemos deixar às pessoas que amamos.
Depois vêm o outro lado da moeda… ” SAUDADE “
Saudade também um tema sensível, um dia gostava também de vos poder escrever.
Temos que nos tornar uma pessoa melhor, não é de um dia para o outro, vamos aprendendo com os nossos erros e dos outros. Temos que ter a consciência de não os repetir. É um longo caminho, é um processo lento, atrevo-me a escrever que até ao nosso último suspiro vamos aprender.
O meu conselho de hoje é que não sejas uma pessoa tóxica, que deixa as pessoas ao seu redor doentes. Tenta ser a pessoa que leva luz, leveza, alegria. Seja a LUZ que ilumina a escuridão do mundo, um simples ” Bom Dia ” já vai mudar o dia de alguém.
Se quiserem mais temas destes, deixem a vossa opinião nos comentários.
Despeço-me com um texto de um autor desconhecido que resume muito bem o que eu defendo e vos tentei transmitir.
” Quem muito julga, muito esconde. Quem muito condena, quer tirar o foco de seus erros. Não julgues uma pessoa só porque o pecado dele é diferente do teu. ” autor desconhecido
Da vossa eterna amiga
Marisa De Noronha ⭐️